Marcelo Dourado e a Homofobia no BBB

Marcelo Dourado e a Homofobia no BBB.

 

No reality show da rede Globo BBB, o polêmico vencedor, o lutador Marcelo Dourado, foi alvo de muitas críticas em sua participação no BBB, incluindo várias denúncias de homofobia devido a as suas declarações que : “homem hetero não pega aids”. O comentário, inclusive, obrigou a Rede Globo a exibir durante o programa esclarecimento sobre as formas de contração do vírus HIV.

Diante das declarações de Dourado, o Ministério Público Federal  ingressou com ação judicial contra a Globo por ter exibido as declarações homofóbicas. O episódio causou repúdio na comunidade GLS, já que o preconceito está sendo combatido há anos pela luta por dignidade nas orientações sexuais de qualquer gênero.

No Brasil, ainda não há uma lei específica sobre a homofobia, mas, os crimes praticados contra homossexuais são, na sua maior parte, crimes de ódio, e, estão sempre relacionados a inaceitação e ódio por parte do agressor em relação à vítima por ser gay, lésbica, travesti ou transexual.

Assim, atitudes como a de Dourado são consideradas expressões de preconceito e discriminação motivadas pela homossexualidade alheia, na medida em que constituem manifestações de violência, desrespeito aos direitos humanos e à igualdade de cidadania.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: