Os Cybercrimes no Brasil

Os Cybercrimes no Brasil

 

M. Valim

O avanço tecnológico e o boom da internet propiciaram o crescimento ao acesso na rede mundial de computadores, com isso várias ocorrências de crimes eletrônicos passaram a ser divulgadas e punidas pela justiça.

A falta de uma legislação especifica para combater os crimes digitais ensejou a elaboração de projetos de leis no Senado Federal tratando do assunto, já que para muitos destes crimes os criminosos se utilizam da internet como um meio para burlar, ludibriar e enganar ou ofender a honra das pessoas.

A ocorrência dos delitos mais corriqueiros na rede de compuatdores são a calúnia, onde é insultada a honra da vitima, a difamação, onde são espalhados boatos por meio eletrônico sobre as pessoas e crimes envolvendo preconceitos quanto a raça, credor e opção sexual das vitimas.

Em Belo Horizonte o Ministério Público Federal (MPF) recebeu uma denúncia e instaurou ação penal contra L.T.R., estudante universitário, de 23 anos, por crime de racismo através do rastreamento do IP do computador do jovem. De acordo com o MPF, o estudante utilizava a internet para disseminar crime de ódio racial contra negros em sua página do Orkut.

Na investigação foram encontrados vídeos com cenas de extrema violência, além de músicas e mensagens com conteúdos ofensivos e depreciativos contra pessoas da raça negra.
A internet é antes de mais nada um novo meio de comunicação que está presente na maioria dos lares brasileiros, antes o uso de computadores era restrito a usuários isolados e seus respectivos arquivos de dados ou redes locais de grandes corporações, os delitos praticados com o uso do computador eram pouco noticiados ou mesmo insignificantes, mas com a popularização da internet, as informações passaram a ser compartilhadas a baixo custo facilmente pelo mundo afora, provocando enorme vulnerabilidade da privacidade dos dados de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: