Brasil/ Política

Índice de vacinação contra H1N1 não é satisfatória, afirma Ministro da Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, somente 28% dos adultos entre 30 e 39 anos receberam a vacina contra a gripe Influenza H1N1. A campanha termina na próxima sexta-feira, dia 21, para os prioritários nessa faixa etária.

O comunicado foi divulgado pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em entrevista para a CBN do Rio de Janeiro. De acordo com Temporão, as pessoas não estão mobilizadas na campanha devido a não proliferação da doença, em 2010.

Em calendário estabelecido em março desse ano, o Ministério dividiu por idade a campanha de vacinação contra a gripe que causou 198 mortes no Brasil. A maioria das mortes aconteceu em São Paulo (40%), seguida por Rio Grande do Sul (23%) e Paraná (22%). Levando em conta um cruzamento de dados, que envolveu mais de dez critérios, os que precisavam se vacinar ficavam entre:

• Crianças saudáveis maiores de seis meses e menores de dois anos
• Adultos saudáveis de 20 a 29 anos.
• Adultos saudáveis de 30 a 39 anos.
• Idosos com 60 anos ou mais – portadores de doenças crônicas

Com a chegada do inverno no Brasil, em junho, a preocupação de um surto semelhante a 2009 aumenta e já são previstos novas etapas de vacinação, caso seja necessária.
————————————————————————————————————————————————–

Serra Pelada retoma atividades de garimpo

Febre nos anos 80, quando milhares de pessoas buscavam enriquecer através do garimpo de Serra Pelada, o local vai retomar suas atividades após quase 20 anos fechado. Localizado no sudeste do Pará, a exploração no local foi autorizada após uma concessão de lavra fornecida pelo governo federal, na última sexta-feira (7).

A extradição mecanizada será feita pela Companhia de Desenvolvimento Mineral, onde uma cooperativa formada por garimpeiros e uma mineradora canadense, que terá direito a dois terços do que for produzido. Segundo pesquisas de geólogos, há 150 toneladas de ouro no subsolo da mina. O governo tenta, ainda, modernizar a região, que deixou de ser habitada após a pouca visibilidade.

Serra Pelada se tornou conhecida em todo Brasil durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido aberto o maior garimpo a céu aberto do mundo. À época, a área concedida a então estatal Vale do Rio Doce, foi invadida por aproximadamente 30 mil garimpeiros. Entre 1981 e 1983, cerca de 14 toneladas de ouro foram retirados das minas. Com a queda na extração, a partir dos primeiros anos 90, o local foi abandonado pelos exploradores.


————————————————————————————————————————————————–

Brasil e EUA discutem energias alternativas em Congressos Internacionais

O I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas – Inclusão Social e Energia e o IV Congresso Brasileiro de Mamona, de 7 a 10 de junho, será palco da discussão de novas oportunidades para produção de biocombustíveis no Brasil e também nos Estados Unidos. Os eventos, que ocorrem em João Pessoa, na Paraíba, acontecerão simultaneamente e realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com as unidades Algodão e Agroenergia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado, a proposta visa a ampliação em pesquisas e soluções para alternativas “limpas” de energias. A ideia surgiu a partir da pressão das entidades internacionais em medidas para conter o avanço do aquecimento global.

Importantes personalidades são esperadas nos dois eventos, como o presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e o Governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB)


————————————————————————————————————————————————–

Governo Federal cria Dia Nacional de Combate à Homofobia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu na última sexta-feira, o Dia Nacional de Combate à Homofobia, com data fixada em 17 de maio.  O decreto assinado visa atender o apelo das direções ligadas às manifestações contra o preconceito homossexual e foi publicado no Diário Oficial da União. O anúncio foi feito estrategicamente às vésperas da 14ª Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) que ocorreu no domingo, em São Paulo, com o lema “Vote contra a Homofobia”.

Ainda corre pelas Câmaras Federais e do Senado, um projeto de Lei que estabelece como crime o preconceito e aos direitos dos homossexuais. Sem data prevista para votação, muitos deputados são contra, mas sofre pressão de diversas ONG’s pelo Brasil.


————————————————————————————————————————————————–


Passaporte Brasileiro receberá chip para controle de segurança

O passaporte emitido no Brasil terá a introdução de chips, a partir de novembro desse ano. A medida visa melhorar a segurança do documento e evitar a falsificação. De acordo com a Polícia Federal, o novo sistema já é usado em países como os Estados Unidos e a Alemanha e, além de ser mais seguro, deve agilizar também a entrada de brasileiros que chegam ao país do exterior.

Com a nova tecnologia que será introduzida em todos os aeroportos brasileiros até o final de 2011, os passageiros serão poupados de longas filas, precisando apenas apresentar o documento a leitura eletrônica em guichês de imigração. O mesmo procedimento ocorrerá nos países que têm adotado a metodologia de verificação. Porém essa mudança vai encarecer o valor de emissão do passaporte. Ainda não foi estabelecido o novo preço, que atualmente custa R$ 156,07 ao cidadão que deseja retirá-lo.

Eduardo Silva, que trabalha numa multinacional e é formado em Relações Exteriores, já teve contato com esse novo modelo em uma viagem aos EUA:

– Esse modelo é utilizado nos aeroportos americanos desde o início da década, mas poucos são os estrangeiros que podem ser liberados rapidamente. Ainda dependemos de muita burocracia, devido ao passaporte antigo e que é muito vistoriado no país, principalmente após o atentado de 11 de setembro.

De acordo com Eduardo, os passageiros que já utilizam os novos passaportes levam menos da metade do tempo que os demais que ainda não compartilham do chip. Como ele mesmo conta, na sua primeira viagem, em 2006:

– Fiquei quase 30 minutos esperando a verificação e análise dos meus documentos e passaporte. Como fui aos EUA para intercâmbio, pude conversar com pessoas que já estavam com essa tecnologia no documento e fizeram toda a parte burocrática em menos de 10 minutos.

Apesar da mudança, o atual passaporte brasileiro, que passou a ser emitido em 2006, é considerado um dos mais seguros do mundo. Isso se deve aos inúmeros itens componentes do documento, como a capa de cor azul, estabelecido em acordo pelo Mercosul e medidas de seguranças como fundo com impressão íris, impressão invisível, papel reativo a produtos químicos e dados biométricos (impressões digitais, fotografia digital e assinatura digitalizada).

O documento convencional, que pemanece sendo emitido até a entrada de circulação do novo modelo, continuará valendo normalmente e só deve ser trocado pelo novo e com o chip, após o vencimento. A expectativa é que os passaportes sejam substituídos aos poucos e de acordo com a adaptabilidade de cada Estado. Os primeiros aeroprotos a atenderem as novas regras de fiscalização serão São Paulo e Rio de Janeiro.

Quem ainda não retirou o documento, precisa se cadastrar no site da Polícia Federal e agendar o dia para a verificação dos dados informados num dos postos de atendimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: