Amazônia, ecossistema dividido em dez fatias

Por Madyanna Silva

Ecossistema é um conjunto de comunidades que interagem entre si e sobre o meio, sofrendo ações dos fatores bióticos. Os fatores bioticos sao os  animais, plantas e bactérias, Ja os fatores abiotico externos como o vento, o sol, o gelo, a água e o solo e independendo da vegetação, podendo ser o cerrado, caatinga, mata atlântica, mata ciliar ou floresta amazônica.

No Brasil, podemos encontrar uma enorme diversidade de ecossistemas. A Amazônia é o maior ecossistema brasileiro, é a maior floresta equatorial do mundo e o maior bioma do planeta, cuja área avança em nove países da América Latina (Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname), ocupa a Região Norte do Brasil, abrangendo cerca de 47% do território nacional. Possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, campinas, matas secas, igapós, manguezais, matas de várzeas, cerrados, campos de terra firme, campos de várzeas e matas de bambu e matas de cipó.

Amazônia brasileira

A Amazônia possui a maior biodiversidade de todos os continentes, possui a maior diversidade de insetos, répteis, anfíbios, metade das espécies de aves já conhecidas, possui mais espécies de peixes que o oceano Atlântico, entre eles, os maiores peixes, como o pirarucu, que pode atingir até três metros e pesar 180 quilos, as maiores cobras, os maiores insetos, as maiores araras e possui um enorme exemplar de mamíferos. As águas da Amazônia também são ricas em caranguejos, camarões, serpentes, tartarugas, lagartos, golfinhos (entre eles, o boto cor-de-rosa), lontras, jacarés e tubarões.

onça-pintada, um dos inúmeros exemplares de animais encontrados na Amazônia.

Ainda há muito trabalho para pesquisadores, biólogos, cientistas e outros estudiosos na Amazônia. Não se sabe o tamanho da variedade de espécies que ainda não foram catalogadas e conhecidas pelo o homem. Ainda no século XXI, existem tribos primitivas que vivem pela floresta, mantendo seus antigos costumes, falam a mesma língua nativa, cultiva seus costumes e cultura. Acredita-se que existam outras tribos desconhecidas vivendo em regiões mais inacessíveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: