Aquecimento Global

Atualmente, vemos grandes catástrofes e mudanças climáticas acontecendo por todo o mundo. Diariamente na TV, no jornal, no rádio e na internet são divulgados alertas sobre esses acontecimentos que andam ocorrendo na natureza. Muitos países sofreram perdas e danos incalculáveis ocasionados grandes ciclones, tornados, tsunamis e furacões.

As causas do aquecimento global são diversas, como a poluição, queimada das florestas tropicais, aumento da emissão de gases poluentes, derivados de queima de combustíveis fósseis, como o diesel, gasolina etc. Na atmosfera, sofremos com emissão de gases como o dióxido de carbono, metano, ozônio, monóxido de carbono e óxido nitroso, que formam uma grande camada de poluentes, causando o efeito estufa.  Todas essas causas do aquecimento global são atribuídas ao homem.

Queimada, um dos vilões do aquecimento global.

Todos os dias florestas como a Amazônia vêm sendo desmatadas para o plantio de pastos para a criação de gado de corte e para plantação de soja. Dois terços da soja produzida nesses campos de desmatamento são para o consumo da criação de gado de corte. Segundo a organização Vida Universal, para produzir um quilo de carne bovina necessita-se de nove quilos de cereais. “Para a produção de duzentos gramas de bife, o gado é alimentado com até dois quilos de cereais. Dois quilos de cereais satisfariam a fome de mais ou menos oito  crianças.

Ainda segundo a organização Vida Universal, “cinquenta milhões de pessoas morrem de fome anualmente! Se os países industriais reduzissem seu consumo de carne somente 10%, então, 100 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas adicionalmente, ninguém precisaria morrer de fome!”

O gado produz metano, gás altamente poluente; esterco e estrume líquidos possuem nitrato que polui os lençóis de água. Além disso, as emissões de amoníacos contribuem para o surgimento de chuva ácida e a morte das florestas.

Derretimento das geleiras, uma das consequências do aquecimento global.

As inúmeras consequências do aquecimento global, como ondas de calor, principalmente na Europa, onde se tem temperaturas mais amenas, tem provocado mortes entre crianças e idosos. Aumento dos oceanos, com a temperatura elevada; as calotas polares estão derretendo, custando o aumento dos oceanos, o que, futuramente, poderá fazer submergir cidades litorâneas. A elevação da temperatura tem provocado o aumentando das áreas de desertos, provocando a morte de várias espécies. É alarmante também a ocorrência de  furacões, ciclones, tufões, tornados  etc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: