Os vilões do efeito estufa no Brasil

 

Mudanças no clima já podem ser vista em todo planeta, chuvas mais fortes, secas mais prolongadas, furacões e vulcões que os cientistas acreditavam que era impossível acontecer, já acontecem. Quanto mais a terra esquenta, mais freqüente e intenso esses fenômenos aparecem.

Segundo a ONU, nos últimos 150 anos, a temperatura do planeta subiu cerca de  0,7ºC e ainda pode aumentar mais 4ºC ainda este século.Para os meteorologistas esta é a mudança mais profunda dos últimos 10 mil anos.

O Brasil é um dos maiores vilões quando se trata do aquecimento global, esta em 5º do ranking do maior emissor de gases de efeito estufa. Em 1º esta a China, 2º EUA, 3º Índia e em 4º aparece à Rússia.

No nordeste do Pará, uma das regiões mais devastadas da Amazônia, as florestas deram lugar às fazendas de gado, e essa é a segunda preocupação do efeito estufa. O Brasil tem 2º maior rebanho do mundo, e com isso surge um problemão, pois com ele vem 61% de todo metano do país. Um gás que contribui e muito para o aquecimento global.

Nosso setor de energia que inclui transporte, indústria e geração elétrica corresponde a apenas 16% das emissões de gases, o que realmente tem um valor significativo é o desmatamento e a agropecuária.

A aplicação de fertilizantes na agricultura, os processos industriais, os gases que saem do lixo e do esgoto são de grande importância do efeito estufa no Brasil, mais nem todos emitem tanto gás como a destruição da Amazônia, talvez nosso problema nº 1 contra o aquecimento global.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: