A famosa feijoada

A famosa feijoada

A feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.

Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam tais partes aos seus escravos.

Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada.

Como preparar:

Ingredientes:

– carne de vaca (chã-de-dentro): 1/2 kg

– feijão-preto: 1 kg

– lingüiça: 1 kg

– lombo de porco: 1 kg

– orelhas de porco: 2;

– paios: 4;

– pés de porco: 2;

– rabinhos de porco: 2;

– pimenta-malagueta: a gosto:

– tempero (200g de alho; 1/2 kg de cebola: 1 molho de cebolinha verde; 2 pimentões verdes; 2 kg de sal; 1 molho de salsa. Picar a cebola, o alho, os pimentões, cebolinha e salsa. Bater no liqüidificador. Engrossar com o sal.): a gosto.

 

Preparo:

Temperar as carnes e cozinhar de véspera (a lingüiça e os paios são cozidos em outra panela). Pôr tudo na geladeira depois de cozido. No dia seguinte: retirar a gordura talhada que ficou por cima das carnes (a gordura não é aproveitada na feijoada). Cozinhar o feijão. Afogar em um pouco de óleo com todos os temperos e adicionar as carnes cozidas, inclusive a lingüiça e os paios. Usar de preferência panela de barro. Em fogo lento: meia hora.

 

Guarnição: arroz; couve à mineira; farinha de mandioca; laranjas picadas.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: