Transporte coletivo suspenso

Matéria sobre TECNOLOGIA/ Fonte: O Globo 

Por Aline Pyrrho

TRANSPORTE COLETIVO SUSPENSO PODE VIR A SER A INOVAÇÃO E A SOLUÇÃO PARA O TRÂNSITO DAS GRANDES CIDADES.

(Foto: Divulgação) 

O grande caos existente nas grandes cidades hoje é caracterizado pelo famigerado trânsito engarrafado. Tanto paulistas quanto cariocas organizam seus afazeres diários colocando em primeiro lugar a questão do engarrafamento. Uma, duas ou até três horas do dia são desperdiçadas por conta da imensa quantidade de veículos automotores nas ruas. Com base nessa preocupação do trânsito, ex-alunos recém-formados da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), criaram para o trabalho de conclusão de curso (TCC), um Transporte Coletivo Suspenso atrelado à conscientização ambiental.

Esse projeto, criado por Rafael Costa e Elisa Sayuri, consiste em integrar o transporte público à estrutura arquitetônica da cidade, preservando o máximo possível a cidade, os cidadãos e suas residências e, acoplando esse transporte aos prédios urbanos já existentes. A estrutura do projeto é feita através de pilares que sustentam os trilhos e no alto de cada um deles, aerogeradores seriam implantados transformando energia eólica em elétrica. Para aumentar a captação de energia, seriam colocados painéis armazenadores de energia solar nos vagões que, a cada três destes, poderia levar até 240 passageiros. Essa inovação pode sim tornar-se realidade de acordo com o júri alemão do prêmio If Concept Award. Grandes empresas já estão interessadas no projeto, inclusive é também proposta para a Copa de 2014.

Matérias relacionadas:

http://meutransporte.blogspot.com/2010/04/sistema-de-transporte-coletivo-suspenso.html

http://www.jmagazine.net.br/component/content/article/102-noticiasdestaques/3246-projeto-mineiro-de-transporte-suspenso-e-premiado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: