Preparando para os jogos

Projetos preveem melhorias no trânsito da cidade para receber os Jogos

 

Por Chandra Santos

O trânsito na cidade do Rio habitualmente é complicado. Acidentes, blitz, carros enguiçados, excesso de veículos, falta de respeito às leis de trânsito por parte dos pedestres (e, principalmente, dos motoristas). Tudo isso contribui para que a cidade viva em colapso todos os dias entre 7h e 10h e entre 16h e 19h, o chamado horário do rush. Quando chove é pior ainda. As pistas escorregadias contribuem para os acidentes e os bolsões de água impedem veículos pequenos de circular em determinadas áreas.

Os engarrafamentos são constantes, principalmente na Avenida Brasil, Linhas Vermelha e Amarela, Avenida Perimetral, Avenida Presidente Vargas, Avenida das Américas, Borges de Medeiros, Epitácio Pessoa, Autoestrada Lagoa-Barra.

A Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 vão deixar um legado para a cidade em relação a trânsito.  Durante debate no Clube de Engenharia em março desse ano, o secretário estadual de Transportes Julio Lopes destacou três projetos que são fundamentais para as melhorias no trânsito da cidade. São eles, a construção da Linha 4 do Metrô (ligando Botafogo a Barra), aquisição de novos trens e o  BRT da Avenida Brasil.

Outdoor avisa que em breve os moradores da Barra poderão seguir até Botafogo de metrô

Ainda de acordo com o secretário, a Linha 4, que beneficiará 240 mil pessoas por dia, conta com um investimento de R$ 4 bilhões. E que o governo do Estado, a pouco mais de dois mil dias do evento olímpico dispõe de R$ 300 milhões para obras este ano.

Já nos trens, 38 composições foram reformadas e equipadas com ar-condicionado. A previsão é que em até os jogos olímpicos, em agosto de 2016, 90 composições sejam adquiridas e 94 trens sejam reformados. Além disso, as estações que atenderão aos jogos serão reformadas.

Na Avenida Brasil, onde 440 mil passageiros são transportados por hora em mais de 420 ônibus e 9,2 milhões de viagens são feitas por dia, o Corredor Expresso Metropolitano (BRT) vai reestruturar o trânsito saturado e revitalizar a via. O BRT terá 20 quilômetros expressos ligando a Baixada ao Centro.

 

O trânsito do Rio vai passar por uma reforma para receber os Jogos de 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: