Dicas!

Retenção na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, próximo ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca

 

Como lidar com o estresse provocado pelo trânsito?

Por Chandra Santos

Um dos maiores problemas das grandes cidades são os engarrafamentos. Além de atrasar as pessoas para os compromissos e ser um incômodo a mais para quem usa transporte coletivo, eles são umas das causas do estresse que acomete as pessoas diariamente. Os jornais mostram com frequência casos de violência no trânsito, muitas vezes por motivos fúteis, como o ocorrido com o cozinheiro que foi morto dentro de um ônibus em Botafogo, na zona sul da cidade, porque não quis fechar a janela do veículo.

A psiquiatra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) Alexandrina Meleiro explica por que as pessoas costumam se estressar no trânsito:

“Um dos motivos de estresse no trânsito surge porque a pessoa que está parada no carro está pressionada por outras obrigações, como ir ao médico, buscar o filho na escola e, em geral, ela não planeja a agenda com antecedência”, explica a psiquiatra.

A jornalista Graça Paes não tem problemas constantes com engarrafamentos, embora nas poucas vezes em que aconteça sua saúde seja afetada:

“Eu sou extremamente pontual, então, engarrafamento não me estressa. Mas quando vejo que a hora está passando e que vou me atrasar, fico logo nervosa, agitada, ligo para quem está a minha espera. Começo a suar, a pressão arterial cai, às vezes fico até com náuseas. Dependendo do horário perco a fome. Se for a noite, certamente atrapalha meu sono”, explica Graça.

O Portal Terra divulgou dicas valiosas para combater o estresse no trânsito. Além delas, o E1News sugere que os passageiros do transporte coletivo se distraiam no trajeto. Pode ser ouvindo música em um MP3, lendo uma revista ou um livro. Enfim, o importante é não fixar a atenção no relógio e no congestionamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: