Turismo

Ecoturismo: Desvende os segredos da natureza

O Ecoturismo é uma forma de turismo direcionada a localidades com potencial ecológico.  O turismo com cunho ambiental visa oferecer aos turistas um contato íntimo com os recursos naturais e culturais de uma determinada região.

 

Ilha Grande: Paraíso tropical

Uma verdadeira visão do paraíso.  O mar possui águas límpidas, transparentes e esverdeadas, permitindo que se tenha uma visão plena e total do fundo mar e de seus habitantes. O cenário também é perfeito para a prática de vários esportes, como mergulho, treking, montanhismo, vôo livre, surf, pesca, etc.

A mata vasta e verde é divina e permite aos visitantes a prática de caminhadas ecológicas e inúmeras formas de passeios. A ilha possui várias pousadas e diversos hotéis permitindo aos visitantes excelentes acomodações.

História

Em, 1977 por decreto do Governo de São Paulo, a Ilha Anchieta ou Ilha Grande foi transformada em um Parque Estadual, com o objetivo de preservar áreas consideradas históricas e propiciar visitações públicas com segurança, além ampliar as oportunidades para pesquisas culturais e programas de educação ambiental.

O cenário turístico ainda abriga ruínas da extinta Colônia Penal Cândido Mendes. Nas ilhas de Jorge Grego, dos Meros, das Palmas e pontas do Acaiá e Alta da Parnaioca é comum a prática da caça submarina. O montanhismo pode ser realizado no Pico do Papagaio (990 m), no Pico do Ferreira (740 m) e na Pedra D’água (1031 m). A pesca de fundo acontece na Enseada de Lopes Mendes, na Ponta dos Meros, no Sítio Forte e do Barreto e na Praia do Sul. Nas Praias de Lopes Mendes, Aventureiro e Sul, são excelentes para a prática do surf.

Como chegar

O acesso a ilha se faz pelo mar, o que já permite aos turistas uma ambientação com o local desde a viagem, além de propiciar aos amantes da natureza o afastamento da poluição e dos congestionamentos da estrada.  Grandes barcas da CONERJ fazem diariamente os trajetos de Angra dos Reis e de Mangaratiba para a Ilha Grande e vice-versa. Os horários e preços devem ser confirmados diretamente com a concessionária, através do telefone (21)2533-6661. O tempo de percurso em ambos os trechos é de aproximadamente 1h30. Na alta temporada, fins de semana e feriados, também costumam operar no local embarcações particulares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: